sábado, 11 de outubro de 2014

Acadêmia: O que a Bíblia diz Sobre o Exercício Corporal?

QUE A PAZ DO SENHOR JESUS INUNDE OS VOSSOS CORAÇÕES.


Ontem eu estava dando minha opinião através das escrituras Sagradas sobre crente e acadêmia em um grupo na internet. Vamos ver o que as Escrituras Sagradas dizem a respeito?

(Click em Continue Vendo)

Porque o exercício corporal para pouco se aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.  1 Timóteo 4:8

Vemos Paulo instruindo Timóteo (que era JOVEM) sobre exercícios para o corpo, dizendo que pouco se aproveita disso. Ele não diz que é PECADO, mas que não é muito proveitoso (na visão de Paulo). Naquela época os Romanos estavam em JERUSALÉM, e os romanos tinham uma luta chamada Greco-romana. Talvez Paulo conhecesse essa arte, e talvez a praticasse já que também era cidadão Romano, talvez Paulo também praticasse algum exercício físico para o corpo. Tendo se convertido viu que aquilo não era mais proveitoso e agora instrui Timóteo sobre isso por algum motivo.
Não creio que seja pecado, como Paulo diz, é apenas pouco proveitoso. Praticar pra manter a saúde é recomendável, mas se for pra outros fins, afirmo que é pouco proveitoso. Pois o tempo que você perdeu na acadêmia, você poderia estar fazendo algo de útil para o Reino de DEUS.

Graça & Paz.

50 comentários:

  1. Vaidade tudo é vaidade, a maioria das pessoas não tiram esse tempo, que se gasta em acadêmia, para conversar com Deus! assim como quem assiste tv, programas seculares, shows, cinemas, entretenimento...enfim tantas outras atividades como essas que roubam o nosso tempo e nos distancia mais e mais de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo seu ponto de vista. Mas Paulo não menciona essa prática como pecado, apenas pouco proveitoso. Concordo que seja pouco proveitoso se for por um objetivo fútil como se aparecer para as mulheres e vice-versa. A questão é, para um obeso isso seria recomendável, pois Gula também é pecado. E o que melhor do que um exercício físico para manter a saúde?

      Excluir
    2. Boa noite, pessoal entendam uma coisa para quem esta no mundo tudo é normal para mas quem esta em cristo nem tudo é normal a verdade é que academia não é e nunca sera um lugar para os verdadeiros crentes pois ali esta o pecado na flor da pele. nao existe homem que nao olhe para uma mulher com aquelas roupas ok fiquem ligados jesus esta voltando.

      Excluir
    3. desculpa irmao mas nas ruas dentro da sua casa com sua televisao ou ate mesmo dentro da igreja existem mulheres bem mais escandalosas doque em uma academia se vc nao e convertido ai sim eu te entendo.

      Excluir
    4. Inclusive a internet que vc está utilizando agora!!!...quem convence é o Espírito Santo através da palavra e não fica debatendo quem está mais certo ou errado.

      Excluir
    5. Acredito que alguns vão a academia por vaidade,e não devemos interpretar o versículo achando que o exercício e pouco proveitoso tem outro sentido.o exercício e de grande importância para combater doenças isso é claro!!!!

      Excluir
    6. Malhar para própria saúde não tem nada demais.o que é pecado é despertar isso para sensualidade.ai vai do teu convertimento a Deus.quanto a Questão de mulheres elas estão em todos os lugares na rua no ônibus e não dá pra fugir disso o que vale é o coração daqueles que servem a Deus vetdadeiramente

      Excluir
    7. Eu emagreci muito de um tempo pra cá isso me incomoda demais, minhas roupas super largas em mim resolvi entrar na academia pra ganhar massa e me sentir melhor comigo, em relação a roupa de academia tem como andar mais tapada com roupas mais compridas, ao meu ver roupa define carater sim, e eu como cristã nao me sinto bem em ir malhar de top, cada um sabe de si, em quem de fato tem o evangelho em seu coração não é a academia que vai te desviar disso, tem que saber se portar e se vestir, no seu trabalho voce convive com pessoas cristãs? vc anda com pessoas cristãs o tempo todo? Daqui pra esquina vc não vai encontrar com pessoas com uma forma mais vulgar? tudo vai de vc e se por acaso vc entrar e o espirito santo te incomodar, é pq ali não está sendo um bom lugar pra vc, vivemos no mundo gente cada um sabe da sua escolha em cristo

      Excluir
    8. Nada disso vai roubar o tempo de Deus e nos distanciar dEle se você souber administar seu tempo com Ele. Certas coisas são puro exagero e esta de que passar algum tempo na academia vai te afastar de Deus é ridículo! Tudo tem limites, inclusive ignorância. Se vc não passa o dia inteiro na academia, se mesmo frequentando mantêm sua vida espiritual em dias, ora, jejua, vai a igreja, tudo com limite e equilíbrio, garanto que nada vai te afastar de Deus. Mas se vc só sepreocupar em malhar obssecado com a busca pelo corpo perfeito e não querer mais saber de nada inclusive das coisas de Deus, aí sim, vc estara sendo um idolatra.

      Excluir
  2. Bom dia meu amados irmão em cristo Jesus;Me chamo Fernando eu gostei da matéria em si, mais nos temos que ter a prudencia,e sabedoria que nem tudo é vaidade e nem tudo é pecado, se nos formos levar a ferro e fogo ,a tecnologia que existe hoje nos já estaríamos condenado; é inevitável não conviver neste mundo aonde nos olharmos é tudo pecado mais como somos servos do senhor, lavado pelo sangue do cordeiro tenho temor e a reverencia ao meu grande Deus ,digo estas palavras porque eu todos os dias acordo agradeço a ele por o folego de vida ás 06:40 vou cuidar do tempo do espirito santo pelo menos 3 vezes na semana entro as 08:00 no serviço e sou fiel nos cultos da semana, e finais de semana e não deixo de ser abençoado, pra finalizar nós não devemos furar um grande principio que aprendi que é primeiro mandamento que é:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS e que Deus posso abençoar abundantemente á todos
    Obs: Apenas uma opinião particular que contribuo com olhos da fé para crescimento do site deixo está passagem biblica.
    "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça & Paz Fernando. Fico feliz em ver o seu comentário aqui. Realmente, concordo plenamente com tudo que você escreveu em seu comentário. Paulo realmente não disse que era pecado, mas sim pouco proveitoso. Você pode montar uma academia em sua casa para não ter que ir em uma academia onde mais pessoas vão. Onde vai ter sensualidade por parte das mulheres. Não é pecado você cuidar do seu corpo, tanto que seja recomendação médica ou por consciência de que aquilo vai ter deixar saudável. Porque até então obesidade é doença e mata. Mas acadêmia em si é muito perigosa para os cristãos por causa concupiscência dos olhos. Então é mais correto uma pessoa montar sua própria acadêmia em casa. Graça & Paz!

      Excluir
    2. meu irmao misericordi vc tem que andar de venda nos olhos ao sair de casa porque vc tem tanto medo de pecar que xego a desconfiar de tal atitude

      Excluir
    3. meu irmao misericordi vc tem que andar de venda nos olhos ao sair de casa porque vc tem tanto medo de pecar que xego a desconfiar de tal atitude

      Excluir
    4. Não se tem pecado em ir para academia, pronto acabou.
      Cada um tem que ver o que é melhor para si. Paulo também escreve tudo me é licito mais nem tudo me convém.
      Se é algo que interfira na sua comunhão com Deus, isso é prejudicial, mais se não interfere e sua comunhão com o espirito de Deus continua intacta. Que Deus te abençoe.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vocês não irem onde tem pecado é exatamente se calar diante do mal...Jesus veio ao mundo para ficar no meio dos pecadores, pois são esses quem mais precisam de Deus... vocês devem ir onde estão as trevas para levar a luz, não ir as trevas e se embebedar por elas...Aquele que se deixa levar por influencias externas tem o espirito fraco e precisa mais se aproximar de Deus! Leia a bíblia sozinho, dentro do seu quarto com a porta fechada, e peça a Deus que lhe ilumine e de entendimento! Eu pratico musculação a 8 anos, e isso nunca me proibiu de estar com Deus, ate mesmo dentro da academia....

    'EU NÃO SIGO NINGUÉM, SOMENTE SIGO A DEUS
    ELE É MINHA BASE, ALICERCE, QUEM ME REERGUEU
    ELE É O MEU AR DE FORÇA PRA MAIS UMA REPETIÇÃO
    É QUEM ME ERGUE PARA CIMA, FORÇA DE EXPLOSÃO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo flávio... fico feliz em ouvir isso quem nem freguenta uma igreja como esses santos ai que nem tem uma palavra proveitosa em relação a essas coisas, e vc tem uma palavra boa e proveitosa e de graça do SENHOR

      Excluir
    2. Academia é coisa do diabo Jesus está voltando

      Excluir
    3. Deixa o pecado de lado é aceita Jesus é segue os ensinamentos dele o arrebatamento está chegando junto com a grande tribulação é o anti cristo Nova Ordem Mundial é o chip da besta se vc continua assim vai fica tem que ser santo só santo entrará no reino de Deus Célia Brito as Igrejas hoje todas tem coisas ruins la dentro pastor padres maçons é pedófilos enganados os fies que são cegos é várias tem símbolos satânicos como eu já disse Cristão radical é Judeus verdadeiros vai pro ceú o falso ficará na terra na tribulação é vai te que morre por Jesus por que se aceita o chip da besta vai pro inferno agora o cristão falso que morre antes do arrebatamento tbm vai pro inferno

      Excluir
    4. 1.Vc que vai a academia consegue entrar pro seu quarto,fechar a porta e orar pelo menos 30 minutos por dia?
      2.Vc que vai a academia consegue fazer um propósito de jejum de 7 dias,ou fica com medo de perder sua massa muscular?
      3.Vc que vai a academia,consegue ir nos cultos da sua igreja durante a semana,ou não pode ir na casa de Deus por causa da musculação?
      Deus abençoe a todos.Graça e paz.

      Excluir
  5. Olá galera sou Pastor e Capelão da PIB Curuçambá há 14 anos...Gostaria de deixar meu testemunho: Há quase um ano estou de beneficio devido a duas Hernias de disco...e minha perita agora me orientou a fazer academia para fortalecer minha musculatura...fiz minha inscrição na academia e o Professor que não é cristão me pediu pra iniciar um momento de oração e pregação da palavra ao meio dia....e ai...é vaidade ou pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo diz que é pouco proveitoso se for por um motivo superficial, mas no seu caso é para a saúde. Entendo que fica a critério de cada um, vai do teu coração e tua intimidade com DEUS. Nesta passagem não diz que é pecado e sim pouco proveitoso. Fique em Paz!

      Excluir
    2. meu irmao se o teu olho te faz pecar arranque fora

      Excluir
    3. As pessoas sempre querem achar uma justificativa cada um querem defender o que pensa opinião depende da forma que querem ver ,mais sabemos que a carne e fraca mais o espírito está pronto

      Excluir
  6. Vou simplificar pra vcs: eu tenho enxaqueca crônica e esteatose hepática, preciso correr, ou caminhar, ou pedalar para ter uma qualidade de vida minimamente aceitável. Mas há alguns anos atrás, eu fazia musculação pra ficar "bombadão" para as mulheres apreciarem meu corpo e me desejarem. No primeiro caso o exercício é uma legitimidade. No segundo, é uma vaidade inútil (e até mesmo condenável). Conclusão: TUDO tem 2 propósitos, tanto para o bem quanto para o mal. A mesma faca que corta o tomate da salada é aquela que mata uma pessoa. A linha entre o que convém e o que não convém é muito tênue, e se até os humanos podem ver isso, imagine o Deus Altíssimo! Podemos até mentir para os outros e para nós mesmos, alegando motivos espúrios para o que fazemos, mas jamais para Deus. Ele analisa as INTENÇÕES E PROPÓSITOS dos corações.

    ResponderExcluir
  7. Aleluia .... muito bom seu comentário Eu ...

    comentário maduro , racional , Espiritual , e com maturidade.

    é que nós seres humanos , temos a tendência de entendermos as coisas de acordo com aquilo que fazemos , para justificar nossas ações. O Autor foi bem claro ... Pouco proveitoso.

    e para finalizar , O SENHOR SONDA O ÍNTIMO DA NOSSA ALMA quer dizer Coração, e ele sabe o verdadeiro motivo e nossas intenções. Ele sabe o verdeiro propósito de nossos corações.

    paz

    ResponderExcluir
  8. Ao analisarmos a conduta de uma pessoa realmente Cristã , que tenha uma vida Espiritual ativa , Academia seria o último lugar onde queira estar. Por causa do ambiente extramente carnal, sensual , e isto são atributos da carne. Agora , o viável seria fazer seus exercícios em sua própria casa , quer ambiente melhor , você pode molda-lo da forma que quiser , e ninguem vai poder ti impedir , e isto na academia jamais você poderá mudar.
    Não estou julgando ninguém , não queira entender de acordo com seus interesses . " O Espírito Santo jamais me permitiria que Eu a Claudia frequentasse um lugar assim. " Tudo nos é lícito , más nem tudo nos convém". Agora sem dúvidas , exercícios físicos faz bem a saúde e qualquer sabe disso! Uma caminhada por exemplo , ajuda e muito.

    bjs e fiquem na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Hum!!Quem é educador fisico?quem é propietario de uma academia? Deixem de coisas!!! se teus olhos forem bom, todo seu corpo será!!! Isso é questão de caracter!!!

    ResponderExcluir
  11. Amados irmãos perder tempo em academia é perder tempo com DEUS,a não ser orientação medica,normalmente quem esta na academia quer um corpo sarado,e isto é lascívia e a bíblia condena,tem irmãos que aproveita a passagem bíblica p/ justificar seus erros,não vos conformeis com o mundo que já no maligno,não estou p/ condenar ninguém,mas vamos ficar firmes no Senhos Jesus.A Paz a dos.Amem

    ResponderExcluir
  12. Vc tem que ver pra que fazer academia pra mostrar o corpo é errado. pra cuidar da saúde é certo.

    ResponderExcluir
  13. pois sou levita faço academia no intuito de abaixar o colesterol e ja prego para meu professor, porem minhas vestes sao descentes ...por onde quer que vamos nosso foco e evangelizar

    ResponderExcluir
  14. eu acho um sequinte se nosso corpo éo templo do espirito santo devemos cuidar bem dele e não comer x-tudo e tomar coca-cola iqual mtos crente fazem despreçando o corpo (templo) do espirito santo mais em 1 coríntios 7;19.20 deixa bem claro uma sequinte parte"19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." cuidando do nosso corpo estamos glorificando o senhor , claro tbm com com nossa alma ;) / meu

    me siga lá no meu intagran será bem vindo a paz queridos..

    insta:edney_fit

    ResponderExcluir
  15. 1cor 6;12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mais eu não me deixarei dominar por nenhuma.

    1cr 10;23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são me lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

    Paz do SENHOR Jesus.

    ResponderExcluir
  16. muito bom que o espirito santo fala fortementeem em cada um atrves de primeiro aos corintios capitalo dez e versiclo vinte e tres que deus o abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  17. Não é pecado, o problema como qualquer outra coisa é o excesso. Os exercícios são importante para manter a saúde.

    ResponderExcluir
  18. Não é pecado, o problema como qualquer outra coisa é o excesso. Os exercícios são importante para manter a saúde.

    ResponderExcluir
  19. Não é pecado, ir de vez em quando para cuidar da saúde não tem nada demais, e tem que saber usar roupas adequadas também. porque tem gente que quer ir quase nu pra academia e se mostrar.

    ResponderExcluir
  20. A maioria dos meus irmãos em Cristo estaram orando a Deus por cura de Doenças que eles não teriam se se cuidassem.
    Mas a grande maioria é obeso ou sedentario.
    Cuidar do templo e morada do espirito santo com uma vida de oração, busca e santidade MAS tb saudavel se alimentando adequadamente e fazendo exercicios pra somar a boa alimentação.

    Crentes sedentarios é que não querem se cuidarem nem sair de casa.

    Bando de mortos nas calças que querem que os outros tb não façam.

    Façam pra gloria de Deus e não pra se apresentar.

    Crente bom é um crente com 120 anos saudavel dando gloria a Deus e não um crente sedentario que glorificou a Deus somente ate os 45 e morreu por não cuidar da saude que Deus lhe deu por pura preguiça de sair de casa e se levantar do sofá e sair das mesas das lanchonets em frente aos cultos.

    Graça e Paz.

    Que Deus nosso Pai e Jesus nosso unico Senhor e Salvador nos abençoe desde agora e para sempre.

    Quem crer que diga amem

    E aplauda o Senhor!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Estamos vivendo um mundo hj, alias uma religião que tudo é pecado.ho importante VC preseva sua alma seu espirito perante Deus .e quida do seu corpo .como e bom fica fotinho um pouco né.. Pq todo luga que VC vai tem o que não presta .só VC se por em seu luga de cristão .e seu coração com Deus .

    ResponderExcluir

  22. A preocupação em querer entender as reais intenções das ações de Jesus perante a lei são verdadeiras. De fato, a interpretação destas passagens bíblicas merece uma atenção especial. As atitudes de Jesus com referencia ao sistema da Lei Judaica, não coloca Jesus em oposição a Lei e preceitos estabelecidos por seu Pai. Por isso que ele mesmo diz não vim mudar a lei, mas cumpri-la. A pratica religiosa Judaica, passou a ser manipulada por um grupo de autoridades vindas do farisaísmo, que começaram a dar interpretações absurdas daquilo que Deus queria que o homem fizesse. Por isso que Jesus debate com os Fariseus a questão do apedrejamento da mulher adultera, a Lei do sábado, a lei do puro e impuro etc. Para podermos entender esta mudança que Jesus propunha da prática da Lei devemos ter em mente a situação da vivência religiosa, social etc,

    ResponderExcluir
  23. Pessoal. O EXERCÍCIO ESCRITO NO VERSICULO NAO É BEM ISSO. VEJA UM IRMÃO QUE MUITO BEM EXPLICA:

    http://2timoteo316.blogspot.com.br/2014/07/o-exercicio-fisico-e-de-pouco-proveito.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante! Mas a maioria que lê entende sendo nesse contexto do exercício Físico! O que dá a entender que isso tiraria o tempo do cristão, ao invés dele se ater as coisas de Deus estaria perdendo tempo com outras coisas. Mas também podemos refletir que pra alguns cristãos isso é nocivo pois não sabem fazer o uso de uma Acadêmia. Muitos vão pela vaidade! Meu objetivo com este texto não era em nenhum momento distorcer a palavra, mas sim expor da maneira que ela nos passa a interpretação! O estudo que você pois aqui, ele é mais aprofundado, extraindo palavras do Grego, que faz toda diferença na hora de interpretar o texto!

      Excluir
  24. Quero um Conselho. Leio suas opiniões mas mesmo assim fico em duvidas. Quero fazer academia,pois tô acordando sou mãe de três filhos e me sinto mal,o meu objetivo não é o ficar gostosa ou chamar atenção de ninguém só me sinto péssima com minha barriga a idade ta chegando e saúde conta muito. Eu tenho q me amar. É aí meus amados irmãos sou cristã é pecado ou n?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito muito que na questão para Saúde e autoestima, creio que seja válido. Não diz que é Pecado. Acredito que tudo vai do teu comportamento no local! Sei que um corpo que não nos agrada nos trás baixo autoestima, e isso causa problemas psicológicos muita das vezes em certas pessoas! E também causa problemas no corpo, no caso de quem é obeso. Então descanse dessa dúvida e pratique a acadêmia com consciência!

      Excluir
  25. Fico triste em saber que irmãos na fé fica debatendo na internet sobre oque vc tá ou não está fazendo de errado... Gostei da postagem e de muitos comentarios, que falaram que não se interferiam na obra ao fazer exercícios físicos, malho por esporte a um tempo, pq tinha um corpo que não era de meu agrado e quis melhora meu templo, aprendi como me adapta a malhação caseira e sem toma nem uma substância que faz mudanças em meu corpo fiquei com um corpo melhor ao meu ver, pq se eu não me ama tb não conseguirei amar direito o próximo, irei fazer um canal este mês de musculação para pessoas qual não queram ir a academia ou para quem não tem condições, tudo caseiro, para os telespectadores homems. Quem quiser se escrever o nome do canal e "Negãoectorstyllo" A paz do senhor Jesus esteja com todos.

    ResponderExcluir
  26. Faço exercícios em casa, já fui a academias mas gosto mais em casa. Tem variedade de pesos e alguns equipamentos que me auxiliam. Agora, quanto a olhar para uma mulher não preciso de academia para isso, basta sair na rua. Tem gente que quer parecer santinho demais, achando que por não ir na academia e aconselhar outros a não irem estão sendo aprovados por Deus.9. Já vos adverti por carta que não vos associásseis a nada que fosse imoral.
    10. Dizendo isso, não me refiro às pessoas imorais deste mundo, nem aos avarentos, ou aos ladrões, ou ainda, aos idólatras. Se assim fosse, seria necessário que saísseis do mundo.
    11. Entretanto, agora vos escrevo para que não vos associeis com qualquer pessoa que, afirmando-se irmão, for imoral ou ganancioso, idólatra ou caluniador, embriagado ou estelionatário. Com pessoas assim não deveis sequer sentar-se para uma refeição.
    (1 Coríntios, 5)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que dá minha parte não pode ser, não disse pra ninguém não ir. A postagem é clara e diz que é pouco proveitoso, eu poderia até apagar essa postagem, pois um dos nossos visitantes colocou um link onde no Original Grego a interpretação é outra. Mas como na minha opinião não ficou muito claro, então optei em manter essa postagem. Não me considero santo, além do mais não disse pra ninguém não ir. E você cai na prepotência, acusando sem ao menos tentar entender o contexto do que está escrito.

      Excluir
  27. Queridos irmãos o nós devemos fazer e orar uns pelos outros para que Deus possa libertar todos nós para que possamos subir para a Glória Jesus esta voltando

    ResponderExcluir

PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS