segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O que simbolizam a Besta do Mar, da Terra e do Abismo?


Olá, graça  e paz a todos! Muito se tem especulado e dito sobre a Besta do Apocalipse, que através dos séculos é um dos personagens mais enigmáticos na cristandade e até no mundo ímpio, todos querem desvendar os mistérios por trás da Besta. Pois bem darei o meu parecer sobre a Besta. Fiz um estudo sobre as três Bestas que são reveladas no Livro de Apocalipse, pois vi que muitos têm dificuldade de interpretar as três Bestas escatológicas, gerando confusão e uma série de teorias sobre elas, então vamos lá.



Nota: ao aparecer uma referência bíblica sem a nomenclatura do livro, se trata do livro de Apocalipse, ex: 13:1; 20:10, deve-se ler Ap 13:1; 20:10, salvo algumas citações que não precisam de nomenclatura, ex: a visão de Daniel diz respeito ao império grego (11:3), deve-se ler a visão de Daniel diz respeito ao império grego (Dn 11:3), pois o livro onde se acha a Escritura já foi anteriormente citado no texto, não carecendo de aparecer nas referências.

No Livro de Apocalipse é citado três Bestas, a que sai do Mar (13:1), a que sai da Terra (13:11) e a que sai do Abismo (17:8). Muitos têm dificuldades de identificar esses três personagens, confundindo-os, e isso gera uma série de más interpretações do Livro e da profecia.

A Besta que sai do Mar

A primeira Besta a ser identificada é a que surge do Mar. Essa Besta representa três personagens DISTINTOS diferentes: O Anticristo, um reino e um espírito maligno, trataremos disso mais tarde.

O Mar descrito aqui muito provavelmente é o Mar Mediterrâneo, por 6 razões:

1) O Livro foi escrito enquanto João estava exilado na ilha de Patmos (1:9). Psili Ammos é a única praia, com areia fina e sem pedras na Ilha de Patmos, e esta praia está voltada para o Mar Egeu/Mediterrâneo.

2) Cerca Israel em três lados.

3) Provavelmente a palavra thalassa (mar) foi usada como em Atos 10:6, 32; 17:14, se referindo ao Mar Mediterrâneo.

4) É o único mar a qual Israel tem acesso (maior parte do país).

5) No tempo de João, Patmos fazia parte do território romano, os romanos chamavam o 
Mar Mediterrâneo de Mare Nostrum (Nosso Mar)


6) João só conhecia dois mares, o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, descartamos o Mar Vermelho pelas razões acima.

A Besta que sai da Terra


Essa besta representa o Falso Profeta (16:13; 19:20; 20:10), que aparecerá depois da primeira Besta, a que sai do mar, e agirá juntamente com ela para enganar o mundo, fazendo até fogo descer do céu. Será um grande patrocinador do governo do Anticristo, sendo seu braço direito.

Vamos listar agora características dessa Besta, que é o Falso Profeta:

1) Vem da Terra (13:11)

2) Tem dois chifres e parece um cordeiro (13:11)

3) Fala como o dragão (13:11)

4) É muito respeitado e exerce grande autoridade no governo do Anticristo (13:12)

5) Faz as pessoas se converterem a religião do Anticristo (13:12)

6) Faz prodígios para chamar para si a autoridade de verdadeiro profeta (13:13)

7) Engana as pessoas com esses sinais para se converterem e fazer uma imagem para adoração (13:14)

8) Cria a famosa marca da Besta (13:16,17)

Vamos agora analisar uma por uma as características do Falso Profeta, sua personalidade, poder e ações.

Vem da Terra:

O Mar em 13:1 simboliza as nações de onde surge o reino do anticristo. A terra aqui é a oposição do mar e pode ser traduzida também como “a Terra”, ou seja, a terra de Israel, provavelmente das partes dominadas pelo governo do Anticristo ou pelo povo do Anticristo. O Falso Profeta surge como um agente de Satanás para enganar os povos juntamente com o Anticristo.

Tem dois chifres e parece um cordeiro:

O Falso Profeta vem querendo parecer Jesus, reivindicando para si o título do próprio Cristo, afirmando ser Ele. João o descreve como PARECENDO um cordeiro, querendo falsificar Cristo, mas espere, cordeiro não tem chifre! O versículo 11b vem nos mostrar a falácia e verdadeira identidade desse enganador. O animal que João vê saindo da terra parece um cordeiro, mas ele é feio, deformado e estranho, mais parecendo com um bode, essa besta é mentirosa, querendo ser igual ao cordeiro do céu. Apocalipse chama Jesus de Cordeiro 21 vezes e ao Falso Profeta apenas 1, e ainda não sendo um, mas parecendo. A Besta semelhante a um cordeiro é diferente do Cordeiro que João vê no céu, ao qual todo o universo canta: Digno é de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! (5:12).

Os dois chifres que João vê pertencem a um bode, diferente dos da Besta que sai do mar, os chifres da Besta que sai da terra são de um animal doméstico, isso quer dizer que o poder dessa Besta é “manso”, utilizando-se de piedade e persuasão para converter as pessoas. Os dois chifres representam o poder civil e religioso, enquanto que os chifres da Besta do mar são políticos (reis), que atuam no físico, o poder do Falso Profeta atua no espiritual, engando as pessoas. Pretendendo ser um cordeiro, o Falso Profeta é na verdade um lobo em pele de ovelha, um bode, e como a Bíblia diz, os bodes são aqueles que não se importam com os pequeninos (Mt 25:31-46). O próprio Jesus nos alertou sobre isso (Mt 7:15).

Fala como o dragão:

O dragão é Satanás (20:2), a razão pela qual o Falso Profeta fala como o dragão é por que ele é mentiroso assim como o diabo é (Jo 8:44). Satanás sempre quer minar a obra e Palavra de Deus com mentiras e blasfêmias e o Falso Profeta fará isso, pois as mentiras que ele fala vêm diretamente da boca do dragão. O Falso Profeta assim como toda a trindade satânica (dragão, Anticristo e Falso Profeta) distorce a Palavra de Deus, transformado o bem em mal e o mal em bem (Is 5:20). Ora o melhor mentiroso não é aquele que diz mentiras o tempo todo, mas aquele que usa fatos de verdade e distorce-os. O diabo é mestre em distorcer a Bíblia e criar seitas.

É muito respeitado e exerce grande autoridade no governo do Anticristo:

O Falso Profeta é muito respeitado no reino do Anticristo, sendo o líder religioso do seu governo e o maior pregador de sua religião.

Faz as pessoas se converterem a religião do Anticristo:

O Falso Profeta faz muitas pessoas se converterem a religião do Anticristo. Através de mentiras ele convence muitos cristãos e judeus e até pessoas de outras religiões a se aliarem ao Anticristo.

Faz prodígios para chamar para si a autoridade de verdadeiro profeta:

Não existe alguém mais maligno que o Falso Profeta, além de distorcer a Palavra de Deus, esse enganador ainda é capaz de fazer prodígios como fazer fogo cair do céu, tudo para enganar as pessoas a adorarem o Anticristo. Os sinais serão feitos por Satanás para provarem que o Falso Profeta é “verdadeiro”.
Nota: O que é o fogo que desce do céu que o Falso Profeta traz sobre a terra?
A Bíblia nos diz que os anjos caídos, e até anjos normais, podem se parecer com chamas e labaredas (Hb 1:7), o profeta Ezequiel foi testemunha do que ele diz se assemelhar a um tornado misturado com fogo flamejante, Ezequiel 1:4 diz: Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo. Isaías também teve uma experiência com isso, ele viu serafins ao lado do trono de Deus (Is 6:2), vamos agora analisar a palavra serafim do original hebraico:
08314 שרף saraph procedente de 8313; DITAT - 2292a,2292b; n. m.
 
1) serpente, serpente abrasadora
1a) serpente venenosa (abrasadora por causa do efeito de queimação do veneno)
2) serafim, serafins
2a) seres majestosos com 6 asas, mãos ou vozes humanas a serviço de Deus
 
Fonte: Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.
 
Como vemos acima a palavra serafim vem de uma raiz original, vamos ver qual é ela agora:
 
08313 שרף saraph uma raiz primitiva; DITAT - 2292; v.
1) queimar
1a) (Qal) queimar
1b) (Nifal) ser queimado
1c) (Piel) que queima, abrasador (particípio)
1d) (Pual) ser destruído pelo fogo, ser queimado

Fonte: Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.
 
Isaías viu seres parecidos com tochas de fogo, na verdade serafim significa: aquele que arde em fogo.
A humanidade nunca viu o sobrenatural, por isso quando Satanás junto com seus anjos são lançados à Terra (12:9) eles aparecerão na vista de todos dessa forma, fazendo prodígios e efeitos especiais, a humanidade será enganada por Satanás. O Falso Profeta enganará as pessoas para fazerem uma imagem ao Anticristo através de sinais de maravilhas.


Engana as pessoas com esses sinais para se converterem e fazer uma imagem para adoração:

Depois de verem tão grande operação de milagres, as pessoas acharão realmente que o Falso Profeta é Jesus, então ele manda fazer uma imagem em homenagem ao Anticristo e ao seu império para que todos possam adorá-la, ora o Deus do céu odeia imagens (Ex 20:4; Jr 51:52; Is 40:18 entre outros) mas o Falso Profeta manda fazer uma imagem do deus do Anticristo, desobedecendo a lei de Deus. A trindade satânica sempre quer imitar a Deus, mas fazendo tudo ao contrário, enganando a humanidade.

Cria a famosa marca da Besta:

O Falso Profeta faz as pessoas jurarem lealdade ao Anticristo e ao seu governo, então ele opta por marcar todas as pessoas que quiserem ser fiéis. Então é promulgada uma lei que todos devem usar a marca, ou o nome, ou o número do Anticristo e do seu império. As pessoas que jurarem lealdade ao Anticristo e colocarem a sua marca irão para o lago de fogo (14:9,10). Não aceitar a marca exige um grande sacrifício: não ter direitos iguais as das outras pessoas, sendo privado de comprar e vender e até perder a sua própria vida (13:17; 20:4).

A Besta que sai do Abismo


A Besta que sai do Abismo é o personagem menos falado no quesito escatologia, as pessoas se desenrolam mais quando falam da Besta da Terra e/ou do Mar. Identificaremos agora a besta do Abismo.

Primeiramente vamos ver o que significa a palavra Abismo no grego bíblico:

12 αβυσσ ος abussos de 1 (como partícula negativa) e uma variação de 1037; TDNT 1:9,2; n f
1) sem fundo
2) ilimitado
3) o abismo
3a) a cova, a fossa
3b) a profundidade imensurável
3c) de Orco, um golfo muito profundo ou uma fenda nas partes mais profundas da terra usado como o receptáculo comum dos mortos e especialmente como a habitação dos demônios.

Fonte: Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.

ABISMO De acordo com o pensamento daquele tempo, um imenso buraco sem fundo nas profundezas da terra, onde os espíritos maus ficavam presos até o castigo final (Is 14:15; Lc 8:31; Ap 9:1)

Fonte: Vocabulário da Bíblia Sagrada com Enciclopédia Bíblica Ilustrada.

O Segredo do Abismo, a profundidade insondável, uma concepção especialmente judaica, a casa dos mortos e dos espíritos malignos.

Fonte: Concordância de Strong.

Portanto, a Besta que sai do Abismo é um ser sobrenatural, pois sai do Inferno, da dimensão dos mortos, do mundo espiritual. A Besta do Abismo é a MESMA Besta que sai do Mar, vamos apresentar os fatos que sustentam essa ideia:

1) Tem dez chifres (13:1 e 17:3)

2) Tem dez cabeças (13:1 e 17:3)

3) Os habitantes da terra se admiram com ela (13:3 e 17:8)

4) Blasfema contra Deus (13:1,5-6 e 17:3)

5) Luta contra os servos de Deus (13:7 e 11:7)

6) Se relaciona com uma religião (13:14-17 e 17:3, a mulher [sistema religioso do império da Besta] se assenta sobre a Besta)

Logo que as duas Bestas são a mesma coisa, a Besta do Abismo se relaciona com o Anticristo e o seu império, mas qual é essa relação? Explanaremos as mais importantes ideias sobre esse assunto.

“E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta” Ap 13:3

A partir deste versículo, principalmente da parte que diz que a Besta estava ferida e a sua chaga mortal foi curada, muitos tem especulado que o Anticristo será um homem que volta do Abismo ou até que ele será morto no meio da tribulação e então ressuscitará, visto que as cabeças representam um reino e o seu governante, logo se um reino morreu e ressuscitou, o seu chefe também deve fazer o mesmo, Judas Iscariotes é um grande pretendente para os que afirmam essa teoria, aqui vão algumas razões para tal afirmação:

1) Apenas os dois são chamados de “filho da perdição” (Jo 17:12 e 2Ts 2:3)

2) Judas foi o único homem chamado de diabo (Jo 6:70)

3) Judas é o único homem de quem é dito que Satanás entrou nele (Lc 22:3)

4) Somente a Judas é dito que ele foi para o seu próprio lugar, significando o inferno (At 1:25)

5) O inferno é preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25:41), logo Judas é um diabo, que reencarna no Anticristo e na Besta.

Rejeito essa ideia de que o Anticristo morrerá e Satanás o ressuscitará, como também que ele será algum ser humano que vem do Abismo, do inferno, também desprezo a ideia de que a Besta do Abismo É o Anticristo ou que ele será a encarnação de Satanás, por que:

1) Só se poderia falar sobre uma pessoa, quando diz que a Besta sai do Abismo, um reino não poderia sair do Abismo, pois ele não físico, nem tampouco a sua população e o seu rei sairiam de lá, essa ideia não é sustentada pela Bíblia. A Besta do Abismo só pode significar uma pessoa, mas isso não quer dizer que ela será um homem, podendo muito bem ser um anjo demoníaco.

2) O Anticristo ou a Besta que sai do mar, deve ser um mortal comum pois morrerá no Armagedom (Dn 7:11; 8:8,22,25; 2Ts 2:8,9; Ap 19:20), isso seria impossível se ele fosse um homem ressurreto e imortal durante a sua segunda vinda.

3) A doutrina que um homem pode ressuscitar do inferno para viver na terra como mortal e morrer na sua segunda vinda não é ensinado na Bíblia (Hb 9:27). O Anticristo como um homem não escapa da lei de morrer apenas uma vez e depois ir para o juízo.

4) A doutrina da reencarnação é antibíblica e satânica, por isso seria impossível qualquer ser humano que viveu na terra reencarnar (Hb 9:27; Ap 20:11-15). Para ocorrer a reencarnação, o espírito humano teria que nascer de novo, se criar como um bebê, crescer e amadurecer como na sua vida anterior, isso é plenamente antibíblico, a única forma dos homens voltarem aos seus corpos é na ressureição, quando o seu espirito volta para o seu corpo já maduro e ele vem à tona (Dn 12:2; Jo 5:28,29; 1Co 15:20-58; 1Ts 4:16; Fp 3:21; Ap 20:11-15).

5) No A.T as pessoas não tinham uma ideia completa da morte, isso só foi revelado por Cristo, por isso pensava, que todos os humanos iriam para um Abismo quando morressem, no N.T vemos que o Abismo não é o confinamento de almas humanas, mas de demônios e espíritos malignos (Lc 8:31; Ap 9:1-21; 11:7; 17:8; 20:3,7). Quando morrem as almas humanas vão para o céu (2Co 5:8; Fp 1:21-24; Hb 12:23; Ap 6:9-11), enquanto que os maus vão para o inferno (Lc 16:19-31; Ap 20:11-15). Então nenhum ser humano pode sair do Abismo como sendo o Anticristo.

6) Não há nenhum versículo na Bíblia que prove que o Anticristo será diferente de qualquer homem que já existiu na Terra, ele será um homem natural com as fases de nascer, crescer e morrer como qualquer outro. Não é necessário que alguém volte dos mortos ou do Abismo para cumprir os planos de Deus e as obras de Satanás. Para se cumprir as profecias não se faz preciso que haja uma reencarnação ou uma ressureição, basta apenas que um homem se sujeite aos poderes do diabo e que ele se permita ser usado.

7) O Anticristo não irá morrer e ressuscitar no meio da Tribulação nem tampouco Satanás se reencarnará nele, isso é antibíblico. A cabeça ferida de morte e que torna a viver se refere a Besta e não ao Anticristo, como sabemos a Besta representa todos os reinos (os sete) e isso quer dizer que o que é golpeado é a cabeça, o reino e não o homem. O Anticristo é apenas a cabeça humana do oitavo reino, ele não é nenhuma das sete cabeças ou dez chifres, visto que cada um simboliza algo diferente (Dn 7:23,24; Ap 17:9-11). Satanás nunca encarnará no Anticristo, pois na trindade satânica o dragão e o Anticristo são pessoas distintas, assim é dito por toda a Bíblia (2Ts 2:8,9; Ap 13:1-18; 16:13-16; 20:10). O diabo é um ser com o seu próprio corpo e jamais poderia entrar no corpo de um ser humano (Lc 22:3).

8) Embora Satanás tenha algum poder, somente Cristo pode trazer de volta a vida e dar a vida (Jo 11:25; 14:6). Não cabe a Satanás o poder de ressuscitar o Anticristo.

Como exposto o Anticristo não é a Besta que vem do Abismo, então é errado dizer que ele ressuscitará ou reencarnará, sim, nenhum papa, Hitler, Mussolini, Judas, Antíoco Epifânio ressuscitará para cumprir a profecia do Anticristo. Então quem é a Besta que sai do Abismo? Ela é um espírito demoníaco, uma potestade que age no mundo cumprindo as ordens de Satanás. A besta do Abismo é o agente que revive a cabeça ferida de morte da Besta do Mar, é ele a força espiritual que está por trás do oitavo império, esse espírito maligno inspira os homens a restaurar a era de impérios no Oriente Médio, é ele que imprime a religião do Anticristo e controla as ações do Anticristo.

A Grande Prostituta

Então quando ele traz de volta a vida a cabeça ferida, junto dela surge a Grande Prostituta, repare que a Prostituta se assenta nas costas da BESTA (17:3), a Besta do Abismo é responsável por criar uma religião maligna que tem durado desde os tempos da torre de Babel, essa religião foi passando de império a império. A Besta do Abismo se relaciona diretamente com essa religião, a Grande Prostituta, sendo ela a criadora dela.

A Babilônia de Ap 17 não é a Babilônia que levou Israel cativo, não é a cabeça de ouro do sonho de Nabucodonosor (Dn 2:38), não é a Babilônia geográfica que fica no Iraque, nem é a Babilônia a qual o Apóstolo Pedro escreveu em 1Pe 5:13, que significa a cidade de Roma do mundo antigo, mas como João descreve, na testa da mulher está escrito: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA (17:5), daí vemos que a Babilônia de Ap 17 é um mistério para o mundo, a Prostituta é a BABILÔNIA MISTERIOSA, uma entidade que está operando em secreto desde os tempos de Noé. Essa Prostituta tem sido contra Deus desde que surgiu, é ela mãe de TODAS as religiões falsas da Terra.

Quem é esse anjo demoníaco?

Identificaremos agora qual espírito é a Besta que sai do Abismo. Sabemos que os reinos do mundo são governados por agentes satânicos e que Deus luta contra eles para decidir o futuro da humanidade, os reinos subsistem, caem e renascem por intermédio de batalhas espirituais, a Daniel foi contada uma dessas lutas, em que o anjo luta contra o Príncipe da Pérsia e depois terá que lutar com o Príncipe da Grécia. Em Daniel é citado o Príncipe da Pérsia, da Grécia e o Anjo Protetor de Israel, que é Miguel, e outros seres sobrenaturais. O Anjo disse que ‘...saindo eu, eis que VIRÁ o Príncipe da Grécia (Dn 10:20), assim que terminasse a luta contra a potestade de Pérsia, a potestade da Grécia se levantaria, identificamos a Besta que sai do Abismo como sendo o PRÍNCIPE DA GRÉCIA. Aqui vão algumas razões para isso:

1) As últimas visões que Daniel teve, eram sobre o império grego, a sua divisão em quatro partes e a ascensão do Anticristo a partir de um deles (Dn 8:9,20; 11:1-45)

2) O Anticristo virá da divisão síria do antigo Império Grego (Dn 8:9,20-25; 11:36-45). Se ele vem dessa área do antigo Império Grego, então o espirito que revive a cabeça da besta é o da Grécia.

3) Em Dn 7:23,24, o Anticristo usa o reino sírio para abater as outras três divisões do império grego de Dn 8; 9:20-25 (como fez Antíoco Epifânio), isto mostra o Príncipe da Grécia como a besta que sai do abismo.

4) O CORPO da Besta que sai do Mar é semelhante a um leopardo (13:2), em Dn 7:6 o leopardo simboliza o reino da Grécia, isto identifica que a Besta do Abismo, o Príncipe da Grécia, toma de conta do império do Anticristo.

5) Joel 3:6 e Zacarias 9:13 nos dão profecias contra o Império Grego, sabendo que o Império Grego já não existe, só se pode pensar que essas profecias são relacionadas ao agente espiritual por trás desse reino e ao governo do Anticristo sob o território desse antigo império.

6) Antíoco Epifânio, chefe da divisão síria do Império Grego, é a perfeita personificação do Anticristo escatológico, dito isto não há dúvidas que a Besta do Abismo se refere ao Príncipe da Grécia.

Pronto, identificamos a Besta do Abismo e o seu papel em relação ao plano de Satanás: criar o oitavo reino e a sua religião. Vamos agora identificar as três coisas que a Besta do Mar simboliza.

As três revelações da Besta do Mar


A Besta do Mar de Apocalipse 13:1 simboliza três coisas: Um homem, um reino e um ser maligno.

Ela representa um homem, que é o Anticristo, a cabeça mortal do oitavo reino, comandado pelo anjo satânico. Muitas pessoas não compreendem que a Besta do Mar representa três símbolos em apenas um e por isso surgem muitas teorias equivocadas sobre a Revelação. Alguns versículos se referem somente a um símbolo, outros a dois e alguns aos três. Aqui o estudo vai ficar bem “chato”, por ser uma parte apologética, com listas (como se não tivesse tido antes) que identificam os três símbolos da Besta do Mar e seus respectivos versículos. A Besta simboliza um homem por que nela são encontradas características  referentes a um homem e ações pertencentes ao Anticristo, aqui vão algumas:

1) Recebe o poder de Satanás (13:2; 2Ts 2:8-12; Dn 8:24; 11:38)

2) Os dez reis concordam em entregar seu poder a ela (17:12-17)

3) Ela derrota três desses dez reis (Dn 7:23,24)

4) Lidera os dez reis contra Cristo no Armagedom (17:14; 19:19-21)

5) Participa da destruição da Grande Prostituta (17:16)

6) Será o principal comandante de todos os exércitos da terra no Armagedom (19:19)

7) Morrerá no Armagedom, provando ser um homem mortal (19.20; Dn 7.11; Is 11.4; 2 Ts 2.8-12)

8) Será derrotada por Cristo (19:20)

9) Será lançada no Inferno (19:20)

10)  Ainda estará no Inferno mil anos depois (20:10)

11)  Falará blasfêmias, um ato humano (13.5,6; Dn 7.20.25; 11.36)

12)  Lhe será dado poder por 42 meses, os últimos três anos e meio da Tribulação (13.5; 19.11-21; Dn 7.25-27; 9.27; 12.7).

13) Fará guerra aos santos (13.6; 14.9-11; 15.2-4; 20.4-6; Dn 7.21; 8.25)

14)  Conseguirá vencer e matar os santos (13.7; 14.9-11; 15.2-4; 20.4-6; Dn 7.21).

15) Governará muitas nações (13.7; 17.12-17; Dn 7.23.24; 11.40-45).

16) Terá um parceiro, o falso profeta (13.11-18; 16.13-16; 19.20).

17) Terá poder de fazer milagres (13.2-14; 16.13-16; 19.20; 2Ts 8-12).

18) Uma imagem será feita dela (13.2,12-14; 14.9-11; 15.2-4; 20.4-6).

19)  A sua imagem será dada vida (13:15)

20)  A imagem fará atos pessoais (13:15)

21) Irá colocar um sinal nos homens, com o seu nome, o seu número ou o número do seu nome (13:16; 13.17,18; 13.18; 15.2)

22) Ordenará a morte daqueles que não receberam o seu sinal e não o adorarem (13.15; 20.4).

23) Excluirá indivíduos, ou classes inteiras, que não colocarem a sua marca, dificultando a sua vida (13:17)

24) Será confrontada por anjos (14.9-11).

25) Levará muitos a irem ao inferno (14.9-11)

26) Será enfrentada por homens (15.2).

27) Será castigada por pragas (16:2,10)

28) Terá um trono e um reino (16:10)

29) Fará aliança com Satanás e com espíritos malignos a fim de congregar as nações para a batalha (16:13-16)

Simboliza um reino por que:

1) É dito que será o oitavo reino (17.11)

2) A Grande Prostituta domina esse pedaço de terra (reino) até a vinda do Anticristo, que exerce poder sobre os dez reis (17.1-7,12-17)

3) Existia antes da época de João (17.8-11). Como dito, um homem não pode existir antes, durante e depois de João, então isso se aplica ao reino.

4) Uma cabeça é morta (13.3). Um dos impérios é morto, fazendo a Besta deixar de existir.

5) A cabeça (reino) tornará a viver (13.3-14).

6) O reino é revivido pelo Anticristo (17.10-17; Dn 7.24).

7) Antes dela existiram outros sete impérios mundiais, então o oitavo também é um império (17.9-11)

8) O sexto reino/cabeça, Império Romano, existia na época de João (17.10)

9) Um reino ainda não era vindo (17.10-17; Dn 7.23,24)

10)b Passa a ser o oitavo, o reino do Anticristo quando ele toma o poder dos dez reis (17.9-17).

11) É dito que o Anticristo tem um trono e um reino (16:10)

12)  Abrange muitas nações, sobre as regras, religião e domínio do Anticristo (13.7; 17.12-17; Dn 7.23.24; 11.40-45; 13:16; 13.17,18; 13.18; 15.2; 13:17)

Representa um anjo satânico por que:

1) Sai do Abismo (11.7; 17.8).

2) Fará guerra contra as duas testemunhas, usando da religião para cegar as pessoas a irem contra esses dois profetas (11.7).

3) Matará as duas testemunhas (11.7)

4) Já esteve fora do Abismo (17.8)

5) Está no Abismo (17.8)

6) Voltará ao Abismo (17.8).

O Anticristo


O Anticristo será a cabeça mortal do oitavo império dirigido pela Besta do Abismo, ele será o Inimigo de Cristo. Igualmente como fizemos com o Falso Profeta, vamos ver algumas características e suas maiores obras:

1) Fará uma aliança com muitos (Dn 9:27)

2) Virá para destruir (Dn 8:24)

3) Será um grande orador (Ap 13:5; Dn 7:8)

4) Falará palavras contra o Altíssimo (Dn 7:25)

5) Mudará os tempos e as leis (Dn 7:25)

6) Rejeita os deuses de seus pais (Dn 11:37)

7) Será um enganador (Dn 8:25)

8) Líder militar por excelência e que gosta de guerra (Dn 11:38; Ap 13:4)

9) Lutará contra outras nações (Dn 11:39)

Vamos analisar e comentar essas caraterísticas e atos.

Fará uma aliança com muitos:

O Anticristo fará alianças, mas com quem? As Escrituras dizem que ele fará aliança com MUITOS, penso que esse “muitos” se refere a nação de Israel, alguns países árabes que não reconhecem Israel como nação e a ONU. Ele será o homem que tem a solução para o conflito no Oriente Médio e no Monte do Templo, o mundo e Israel não precisarão mais se preocupar com guerras nem investir nelas, o mundo estará em “paz”. Ele fará aliança entre essas partes por sete anos, mas no meio dos sete anos ele quebrará a aliança e mostrará a sua verdadeira face e como as Escrituras dizem Israel e o mundo irão clamar: Fizemos aliança com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos (Is 28:15). No meio da semana o Anticristo revelará a sua verdadeira pretensão com esse acordo.

Virá para destruir:

Diferente de Cristo que veio trazer a vida (Jo 10:10), o Anticristo trará destruição para muitas nações e pessoas, através de guerras e perseguição aos cristãos e judeus o Anticristo acabará com a paz no Oriente Médio e nas nações.

Será um grande orador:

O Anticristo será um enganador, ele mentirá acerca do tratado de paz, ludibriando o mundo, fingindo estar do lado da paz, quando na verdade ele está querendo chegar ao controle do mundo todo. Através de um discurso muito bem elaborado ele conseguirá enganar Israel e os governantes de muitas nações.

Falará palavras contra o Altíssimo:

O Anticristo blasfemará contra Deus, contra os santos, contra o céu e contra o Templo de Deus. De duas blasfêmias o Anticristo é acusado: 1) de blasfemar contra o caráter de Deus e 2) de se fazer igual a Deus (Dn 7:8,11,20; 11:36; 2Ts 2:4; Ap 13:5-8). Ele será seguidor de uma religião que nega a filiação e divindade de Cristo e a paternidade de Deus (1Jo 2:22). Ele blasfemará dos cristãos e santos ao dizer que eles são mentirosos ao declararem a divindade de Jesus e a sua filiação a Deus. Blasfemará contra o céu, o distorcendo, dizendo que ele não é a habitação dos cristãos e que a sua religião é o verdadeiro caminho para o céu e blasfemará do Templo de Deus, ao dizer que o Templo pertence ao seu deus e não ao Deus Eterno.

Mudará os tempos e as leis:

O Anticristo mudará o calendário nas nações que se curvarem perante o seu império, desfazendo o calendário judaico e cristão. Também terá a sua própria lei, que propositalmente será contra a lei de Deus, uma dessas leis do Anticristo será a proibição da religião judaica e cristã.

Rejeita os deuses de seus pais:

Algumas traduções trazem “velhos deuses”, ou “deuses dos ancestrais”. A religião do Anticristo não será a mesmo da dos seus antepassados, muitos usam esse versículo para dizer que o Anticristo será um judeu que abandonará o judaísmo, mas a palavra usada para “Deus” aqui, é “Elohiym”, que é um plural e significa deuses. A sua religião será falsa igualmente a de seus pais, mas o objeto de adoração é diferente, o Anticristo honrará ao “deus da guerra”, um deus desconhecido para os seus antepassados.

Será um enganador:

Como já dito, o Anticristo usará de mentiras e golpes para subir ao poder para tentar controlar o mundo, as Escrituras em Daniel 8:25, Mateus 24, 2 Tessalonicenses e Apocalipse 13 nos mostram claramente as artimanhas que ele irá fazer para enganar o mundo e como Jesus disse, que poderia enganar até os escolhidos (Mt 10:32-33), pois o Anticristo virá para enganar e enganará com sucesso. O poder e o governo foram dados ao Anticristo por Satanás, aquele que é o pai da mentira (Jo 8:44).

Líder militar por excelência e que gosta de guerra:

Daniel 11:38 diz que o Anticristo homenageia ao “deus das forças”. Ele será um grande líder militar que assim como Hitler gosta da guerra e se utiliza dela para concluir os seus planos. Uma das coisas que João escreveu sempre chama a atenção, é a chamada das pessoas que fazem parte do império da Besta para que o mundo olhe o grande poderio militar do Anticristo, Ap 13:4 diz: Quem é semelhante a Besta? Quem poderá batalhar contra ela? As pessoas se admiram pela potência militar e pela agressão da Besta/Anticristo, que é dono de um poderoso exército que perseguirá os inimigos do seu império.

A principal luta do Anticristo será contra cristãos e judeus, Daniel 7:21,25; 9:27 e Apocalipse 13 nos relata de forma clara que o Anticristo faz guerra contra os santos, se assenhorando deles e os vencendo. Muitos profetas do Antigo Testamento nos dizem o que o Anticristo fará com os cristãos e judeus: E vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos (Joel 3:6), e mais: E lançaram sortes sobre o meu povo, e deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem (Joel 3:3). Que horror! No império do Anticristo a venda de escravos será retomada como normal, os seguidores da Besta se utilizarão da marca, pois eles podem comprar e vender, para adquirirem escravos, que serão os judeus e cristãos, escravos de todos os tipos, domésticos, sexuais, até mesmo as pequenas criancinhas, os filhos do povo santo serão vendidos e trocados, o tráfico de cristãos e judeus será algo muito lucrativo, pessoas de muitas nações entregarão o povo santo ao Anticristo, mas Deus diz que irá se vingar de todos.

Além de serem prisioneiros de guerra, os judeus e cristãos serão esmagados pelo Anticristo, sofrendo perseguição religiosa, forçando-os a se converterem a sua religião. Muitos profetas do A.T como Ezequiel, Daniel e Isaías falam da perseguição de judeus pelo Anticristo, até o próprio Jesus descreve isso em Mateus 24 e Marcos 13, dizendo para os judeus que estiverem em Jerusalém para fugirem para o deserto, quando o Anticristo tomar conta da cidade no meio da Tribulação quando ele quebra o tratado de paz e começa uma conquista militar contra judeus e cristãos, fazendo acontecer a maior perseguição dos santos em toda a história.

Lutará contra outras nações:

"Assim, ele deve agir contra as fortalezas mais fortes com um deus estranho" (Daniel 11:39). Este versículo nos mostra que o Anticristo será enfrentado por muitas nações, mas ele atacará elas e terá sucesso até contra as nações mais fortes, causando-lhes danos, imagino que o império do Anticristo será detentor de ogivas nucleares. As nações guerrearão contra o império da Besta por causa da perseguição religiosa e o holocausto do povo santo, as nações “mais fortes” serão contra o seu deus, pois elas mesmos tem um Deus diferente do seu.

Como começará essa guerra? Apocalipse em várias partes nos fala de uma guerra que surgirá no mundo, uma guerra que matará um terço de toda a humanidade (9:14-21; 6:3-4). Essa guerra começará quando se abre o Abismo e são soltos os quatro anjos demoníacos que estão presos no rio Eufrates (9:14), esses quatro anjos irão desencadear guerra global, um anjo irá ao Leste, outro a Oeste, outro ao Sul e outro ficará com o exército do Anticristo. Jeremias 25:29 nos traz uma revelação terrível, nos mostrando o plano de Deus com essa guerra: Começarei a destruição pela minha própria cidade [Jerusalém]. Será que eles estão pensando que vão escapar do castigo? De jeito nenhum! Eles serão castigados, pois eu mandarei guerra a todos os povos do mundo. Eu, o Senhor Todo-Poderoso, estou falando (NTLH). Depois continua a falar: “O Senhor vai trovejar lá do céu e falar lá do lugar santo onde mora. Ele trovejará contra o seu povo, gritará como aqueles que pisam uvas para fazer vinho. E todos na terra o ouvirão. O estrondo será ouvido no mundo inteiro, pois Deus tem uma acusação para fazer contra as nações. Ele julgará todas as pessoas e matará os maus. Senhor Deus está falando. ” (Jr 25:30-31 NTLH). Esses versículos nos mostram um chamado global à guerra.

Esse conflito global começará quando o Anticristo desencadear uma guerra no Oriente Médio e declarar guerra a Jerusalém, isso começará na primeira metade da Tribulação, o principal exército no centro deste conflito será o do Anticristo. Esse exército travará uma guerra global que empreenderá muitas nações. Os mais notáveis ataques do exército do Anticristo serão contra o Egito e depois Jerusalém, onde eles dominarão e destruirão a cidade por 1290 dias ou 42 meses: E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom. E estenderá a sua mão contra os países, e a terra do Egito não escapará (Dn 11:41-42).



A declaração de guerra contra Jerusalém despertará os aliados de Israel, e assim arrastarão muitas nações para esse combate (Mq 5:5), eclodindo a Terceira Guerra Mundial, muito provavelmente penso que os EUA entrarão nessa guerra. Essa batalha será nuclear, presumivelmente, causando destruição na natureza, na infraestrutura das nações, 
Jeremias 29:34-37 diz: Vocês, autoridades, gritem! Vocês que guiam o rebanho do meu povo, gritem bem alto! Chorem e rolem no pó! Chegou a hora de vocês serem mortos: vocês cairão mortos como se fossem carneiros escolhidos. Os líderes do povo não escaparão, nem se salvarão. Eles gritam e gemem de aflição, pois Deus, na sua ira, destruiu a nação deles e arrasou as suas terras tão cheias de paz. Esses versículos nos falam que as nações antes que viviam em paz temerão, ora, a muitos anos não se tem uma guerra mundial e de repente eclode uma guerra nuclear, em que até mesmo os governantes das nações, os presidentes irão morrer.

Jeremias 25:32 continua dizendo: O Senhor Todo-Poderoso diz que a desgraça passará de uma nação para outra e que uma grande tempestade está se formando nos fins da terra (NTLH). Que desgraça é essa que passará de nação a nação? A resposta é: Guerra. Os países que não se envolverem diretamente na guerra mundial, experimentarão destruição interna, serão destruídos por dentro, provavelmente com guerra civil (Is 19:2-3), em que os que forem adeptos e a favor do reino da Besta perseguirão os cristãos e causarão tumulto forçando os governos a se aliarem ao Anticristo, cristãos de muitas nações se levantarão pedindo socorro para os seus irmãos que estão sendo massacrados no império do Anticristo, criando assim uma terrível guerra civil dentro das nações, o homem não mais encontrará paz dentro da Terra.

Essa Terceira Guerra Mundial aliada as pragas enviadas por Deus, juntamente com a quase extinção dos judeus e do cristianismo e com a perda da moral e do temor a Deus no coração dos homens, trarão a Terra grande calamidade, doenças, falta de alimentos, racionamento de água, quebra econômica e política, serão dias de terror na história da humanidade, esta será a pior guerra que a humanidade terá experimentado, é conhecida como a “Grande Tribulação” ou “o tempo da angústia de Jacó” (Jr 30:7).



Então é isso pessoal, agora que já se foi esclarecido a simbolização da Bestas que aparecem no Livro de Apocalipse, a da Terra, do Mar e do Abismo, nosso estudo termina aqui, espero que tenha clareado a sua mente quanto aos planos de Deus através das palavras que Ele tem revelado para nós. As Bestas estão claramente em oposição a Cristo, enquanto que na Terra João viu uma Besta feroz, híbrida, bélica e mentirosa, João viu um Cordeiro no Céu, Cristo é um Cordeiro, santo, puro, bondoso, manso e que dá a Sua vida para salvar o mundo. Jesus voltará do Céu com toda a glória do Pai e vencerá a terrível Besta e tomará o controle do Universo.



Fique firme em Cristo, e que a Graça de Deus que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus sejam com todos vocês,

Deus sabe mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS