domingo, 1 de janeiro de 2023

Imagine Dragons - Demons: Analisando a Letra!

 

QUE A PAZ DO SENHOR JESUS INUNDE OS VOSSOS CORAÇÕES!

Hoje quero trazer à análise da letra dessa música secular que está sendo muito usada em vídeos curtos em algumas plataformas aqui na internet, mas antes de tudo quero avisar que este artigo só fará sentido pra quem acredita e será um artigo muito "venenoso" não sendo pra qualquer pessoa ler, apenas as pessoas convictas e maduras. Então peço que se você tem algum tipo de gatilho ou dúvida, não leia esse post.


Hoje fui ver a letra dessa música, ela se chama Demons/Demônios. Enquanto lia a letra fui meditando, e logo percebi de que se tratava do próprio diabo falando de si mesmo e do seu futuro. A música não precisa de muito esforço pra ser entendida pois está explícito para quem conhece a Palavra.

Ao passar dás vezes que ia reouvindo me parecia que o diabo estava escrevendo uma carta aberta ou até mesmo seu testamento (o que senti na hora) para ás pessoas que estariam ouvindo essa canção, explicando algumas coisas subentendidas. A música vêm com algo muito sorrateiro, uma sedução um engano. Em mim ela me fez sentir que diabo o estaria sendo usado esse tempo todo ao nosso favor, pro nosso bem e isso é até um trecho dá música que vamos analisar agora abaixo.


Música


Quero esconder a verdade.

Nesse trecho dá canção temos uma intenção já muito conhecida por nós cristãos, o engano do diabo pra este Mundo. Isso não é nenhuma novidade para nós, mas isso inserido na música um pouco mais adiante mostra a porta já muito escancarada na letra.


Quero abrigar você, mas com a fera dentro não há onde nos escondermos.

Nesta parte para mim no começo eu achei que era apenas uma parte onde é inserido algo aleatório só para rimar com a próxima parte da canção, mas um usuário do Youtube fez sua própria análise e deu sentido a essa parte que par mim era aleatória.

É dito que a Fera em si poderia ser o Próprio Deus representado na Figura do Leão que é uma Fera. E como a palavra diz que Ele é o Leão da Tribo de Judá isso foi uma explicação plausível.

Então quem crê em Jesus Cristo será morada dEle e de seu Pai - João 14:23 

Por isso a Fera, refere-se ao Leão da Tribo de Judá que faz morada naqueles que creem em seu Filho Jesus Cristo. Tendo esse Leão dentro de nós, nenhum outro ser pode nos habitar.

E como a canção é cantada por alguém de fora, alguém que não têm relação com Deus e seu Filho eu presumo que a palavra Fera foi usada intencionalmente para denegrir a imagem, mas ao mesmo tempo também pode ser a forma que eles veem a Deus, como um ser poderoso e implacável contra o mal que os demônios representam. Ao meu ver são essas duas possibilidades.

A palavra "abrigar" vêm com a explicação seguinte: "mas com a Fera dentro não há onde nos escondermos". Então fica implícito que não é no sentido de proteção que também seria uma tradução para Shelter = Abrigo e sim fica subentendido que os demônios querem fazer morada (abrigar-se) nos seres humanos, mas não podem se esconder em quem tem Deus como seu Inquilino.


Não importa aquilo que criamos. Ainda somos feitos de Ganância.

Que eu saiba o diabo não cria nada, porém podemos dizer que muitas ideias que existem hoje que são contra a Palavra são de criação do diabo ou sua influência. Ele diz que é feito de Ganância e isso me faz perceber que foi o querer ser melhor que Deus que o levou a sua queda. Aqui é frisado a Ganância, mas também temos como fator sua Soberba.

O mesmo usuário destacou que a ganância também seria por almas, mas também pode ser o motivo que Satanás como Querubim Ungido tinha muito e ainda quis mais.


This is my Kingdom Come / Este é o Fim.

Essa parte é uma das que mais me impressiona porque é uma figura de linguagem. Literalmente a frase diz: "Este é o meu Reino Vindo". Mas significa "Este é o Fim." Muito apropriado, quando o Reino do Anticristo ascender/vir durará pouco e será para sua destruição. E isso faz total sentido.


Não se aproxime muito. É escuro aqui dentro.

Aqui não tem muito o que tentar decifrar. Não se envolva com as coisas do diabo ou com o pecado, porque o Lago de Fogo é Trevas. 

E é nessa parte que as coisas começam a te seduzir ou te enganar. Porque parece que o diabo está tentando alertar o ser humano a não chegar perto. Já ouvi relatos de pessoas que eram de religiões de baixa magia que invocavam espíritos e os mesmos diziam que tentam fazer o bem para ver se tem alguma redenção no último dia.

Mas não nos enganemos, fiquemos com a Palavra que diz que ele é o Pai da Mentira e o Sedutor desse mundo. Mesmo que isso fosse verdade, não cabe a nós saber certos assuntos sobrenaturais.


Quando as cortinas se fecharem vai ser pela última vez. Quando as luzes se apagarem todos os pecadores vão rastejar.

Duas Metáforas que vem do Teatro. Aqui fala da Volta de Cristo e do Fim de Todas as Coisas. 

Quando as Cortinas se Fecham e as Luzes se apagam significa que a Peça Chegou ao Fim.

Vivemos em um mundo de ilusões. O mundo irreal será finalizado e voltaremos a realidade. É como se a nossa realidade fosse como no Filme Matrix.

Quando o Senhor voltar tudo se tornará como era para ser. 

Os pecadores vão clamar por salvação no Último Dia, mas não vão encontrar. Então diabo vê isso como se eles se humilhassem, mas nem isso vai resolver.


Então eles cavaram a sua sepultura e o mascarado chegará anunciando a bagunça que você fez.

Aqui ainda falando um pouco sobre os ímpios e os iníquos que ao longo de sua vida cavaram sua própria cova. Fizeram mal a si mesmo e contra o templo do Espírito Santo, condenando suas almas à segunda morte.

E mais uma vez o diabo/mascarado/enganador chegará para acusar os seres humanos de toda crueldade e pecado cometidos sob sua influência.

A palavra usada para mascarado no inglês é "Masquerade" que pode significar: 

MASQUERADE (n.) = baile de máscaras; farsa; disfarce

MASQUERADE (v.) = disfarçar, simular, se fazer de, se passar por

No site Vagalume essa parte está traduzida como Mascarado, acredito pelo contexto, porém eu sinto que essa palavra foi usada com algum outro sentido, algum sentido "por de trás de tudo isso." 


Não quero decepcionar você, mas meu destino é o inferno. Embora tudo isso seja para você. Não quero esconder a verdade.

É aqui que entra a parte mais perigosa dessa letra. E aqui deixo avisado que só pessoas maduras irão conseguir entender isso.

Aqui fica subentendido que há algo que nós seres humanos não sabemos sobre o Lado "B" da história do diabo e isso me lembra um estudo em vídeo que assisti com um Rabino. Ele compara o diabo com uma prostituta paga pelo Rei para tentar seu Filho, para ver se ele é Fiel aos Seus Princípios.

Rei = Deus

Filho = Os Cristãos

Nessa parte da letra é muito fácil. A letra diz: Não quero decepcionar você, mas meu destino é o inferno. O único ser que já foi julgado e sentenciado ao Inferno é o diabo e seus anjos. Eles já foram condenados, só estão aguardando o cumprimento da sentença. É como se eles estivessem no corredor da Morte. 

"Não quero Decepcionar Você": Nessa parte pra mim dá se a entender que novamente que há algo que não sabemos ou novamente é somente algo pra nos confundir. 

Por qual razão nos sentiríamos decepcionados? Pela predestinação ser de fato uma realidade?

A outra parte diz: "Embora tudo isso seja para você." Aqui o negócio fica muito, mas muito estranho haha. Como dito mais acima, é como se ele soubesse algo que nós não sabemos ou isso é apenas pra confundir a cabeça dos mais desavisados pra por dúvida contra Deus. O que dá a entender é que tudo que ocorre ao nosso redor foi feito justamente com o único propósito de nos provar, e o diabo aqui não passa de um Agente predestinado.

Mas que tenhamos cuidado pois ele é o enganador, pai da mentira e sedutor deste mundo. 

Mas só saberemos da verdade Total no Último dia. E eu não ficaria surpreso com nada, pois confio em Deus e no Senhor Jesus Cristo.

E por último: "Não quero Esconder a Verdade". Aqui temos uma contradição haha. No começo ele diz que quer esconder a verdade e aqui ele diz que não quer mais. E é dessa forma sorrateira que o diabo engana, com meias verdades. 


Que tenhamos Cuidado!


Dizem que é o que você faz eu digo que está nas mãos do destino está marcado na minha alma. Tenho que deixar você ir, seus olhos, eles brilham tanto. Quero guardar a luz deles, não posso fugir agora. A menos que você me mostre como.

Essa última parte aqui também é bem interessante e venenosa. Aqui ele diz que não é o que fazemos, mas que a vida como um todo está nas mãos de algum "destino". Algo predestinado ("está marcado na minha alma"). E a letra prossegue; "tenho que deixar você ir" algo subentendido como ele sendo expulso de alguém?

Ele fala de luz nos olhos da pessoa com quem ele está de frente. O que será que o nosso adversário vê em nós, a Luz de Cristo ou outra coisa que mexe com a cobiça dele?

"Não posso fugir agora", fugir de sua condenação, talvez? 

"A menos que você mostre como."

Aqui mais uma vez eles procuram uma saída para os seus grandes Pecados, como disse no começo. Ouvi relatos de pessoas que mexiam com baixa magia relatar para mim que eles davam alguns ensinos sobre ervas e remédios para ajudar as pessoas com intuito de conseguir alguma Redenção. E não é de hoje que eles pedem por redenção. No livro apócrifo de Enoque eles pedem que o mesmo rogue por eles.


CONCLUSÃO!

Pra mim a letra está muito explícita, acredito que qualquer cristão consiga entender a letra dessa música como algo espiritual, uma mensagem. Tá muito escancarado, tão escancarado que chega a ser fácil demais entender a letra.

Mas o que mais me espanta é o tom dela. É como se fosse uma carta aberta, uma carta de despedida, um testamento. Essa é a sensação que fiquei dessa letra. De que o dever do ser estava cumprido e ele o fez da melhor forma que lhe foi imputado. Mas como disse, tem uma sensação de sedução na letra o que faz dela uma ferramenta perigosa, pois é pra por em dúvida a Fé do Cristão e dos Moradores da Terra em Deus. Esse sempre foi objetivo do diabo. Um ser milenar que enganou Anjos com seu poder de persuasão.

Mas não é primeira vez que ouço que satanás está só cumprindo um papel, não é a primeira vez. E é isso que torna este artigo perigoso para algumas pessoas que não são convictas na sua Fé. Não estou querendo por em dúvida em nada a Soberania de Deus. Eu confio plenamente em seu Julgamento e Ações. Nosso Deus é um Deus Justo e Verdadeiro, deu seu Filho, um inocente para nos resgatar. Seu Mandamento é o Amor, Paz e Justiça. Nada do que eu ler ou nada que sair da minha mente como reflexão sobre algum assunto vai mudar o que eu penso sobre Deus e Jesus. Mesmo que no fim de Tudo se Revele a Verdade que Ainda está oculta de Nós, ainda assim Ele ainda será JUSTO e VERDADEIRO!

Existem fenômenos que ocorrem neste mundo que não está na Palavra. Nem tudo está, a Palavra não foi criada para tirar todas as dúvidas sobrenaturais, mas a Palavra foi nos Dada pra nos ensinar qual o caminho e ações a serem seguidas. Aquilo que agrada a Deus, aquilo que os fariseus não entenderam e que muitos não entendem até o dia de hoje.

Espero de fato que muitos entendam o que eu quis trazendo essa análise e reflexão sobre esta música. 

E independente de tudo que foi escrito Fiquem com a 


PALAVRA DE DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS